Após a publicação de mensagens homofóbicas pelo atleta e pressão dos patrocinadores (confira aqui), o Minas Tênis Clube decidiu afastar Maurício Souza de sua equipe de vôlei. De acordo com informações do blog Olhar Olímpico, do jornalista Demétrio Vecchioli, a ideia foi aprovada em reunião, nesta terça-feira (26). O ge.globo confirmou que o jogador terá também de se retratar e será multado.
Inicialmente, o restante do elenco teria assinado uma carta dizendo que, caso Maurício fosse afastado, todos iriam embora. Porém, dois jogadores se recusaram a assinar: Maique e Luciano.
"Eu não assinei nada! E isso não me inclui. E continuo lutando pelos meus direitos e de nossa comunidade e de todo e qualquer tipo de preconceito. Isso que estão espalhando de eu apoiar algo é fake", escreveu Maique, que é gay, em seu twitter.
Em 12 de outubro, dia das crianças, Maurício fez uma postagem criticando os quadrinhos em que o Superman se assume bissexual. "Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar", escreveu o jogador.
O Minas tinha defendido o "direito de se expressar" do meio de rede. Porém, após pressão dos patrocinadores, voltou atrás e decidiu afastá-lo. A ideia de rescindir contrato existiu, mas não seria benéfica para as partes.