A estreia de Wagner Moura como diretor com o longa 'Marighella' pode render ao baiano um prêmio no considerado Oscar iberoamericano.
O artista foi pré-selecionado para a IX edição do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, previsto para acontecer no dia 1º de maio em Madri.
Moura aparece como um dos 22 pré-selecionados na categoria de direção, que conta ainda com outro representante verde e amarelo, como Aly Muritiba com o trabalho em 'Deserto Particular'.
Na categoria Melhor Filme de Ficção, o Brasil aparece pré-selecionado com os longas '7 Prisioneiros', 'Deserto Particular' e 'Marighella'. Como produção em conjunto com outros países, o Brasil tem as películas 'Contactado', 'Gafas Amarillas', 'Karnawal', 'La Teoría de Los Vidrios Rotos', 'Las Vacaciones de Hilda' e 'Noche de Fuego'.
Como Melhor Ator o Brasil tem pré-selecionados Rodrigo Santoro (7 Prisioneiros) e Seu Jorge (Marighella). Bruno Gagliasso foi selecionado como Melhor Ator Coadjuvante (Marighella), Christian Malheiros (7 Prisioneiros) e Vilma Melo (Selvagem).
Na categoria série, as produções 'Cidade Invisível', 'Dom' e 'O Caso Evandro' aparecem como pré-selecionadas ao prêmio.
Os atores Marco Pigossi (Cidade Invisível) e Gabriel Leone (DOM) foram selecionados como Melhor Ator. Enquanto as atrizes Alessandra Negrini (Cidade Invisível) e Renata Sorrah (Filhos de Eva) estão na categoria Melhor Atriz.
Como coadjuvante aparecem Dan Stulbach (Filhos de Eva) e Wesley Guimarães (Cidade Invisível) Jessica Cores (Cidade Invisível), Raquel Villar (DOM).