MENU
Brasil lidera nas redes sociais da América Latina e mostra que empresas devem estar conectadas
10/05/2022 20:40 em Cotidiano

Você sabia que as redes sociais têm grande poder na vida das pessoas, e claro, nas estratégias empresariais? É basicamente isso que a Comscore concluiu em seus estudos e pesquisas na área das mídias digitais.

 

A pesquisa foi realizada no ano de 2021 com o objetivo de compreender qual o impacto das redes sociais nos usuários, e claro, nas estratégias empresariais.

 

Para saber mais, leia este artigo até o final e descubra como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa e porque devemos estar conectados.

 

COMPORTAMENTO DAS REDES SOCIAIS NO BRASIL

A Comscore é uma empresa que atua no segmento de redes sociais, e no ano de 2021, realizou uma pesquisa para saber como é o comportamento dos usuários nas redes sociais na América Latina, focando em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e Kwaii.

 

Os resultados da pesquisa demonstraram que frente a países como o México e a Argentina, o Brasil possui um maior número de usuários ativos nas redes sociais, e que estes usuários são completamente influenciados pelos criadores de conteúdo.

 

Além disso, outro dado muito interessante é que 97,3% das pessoas que têm internet recebem conteúdos das redes sociais, e que o tempo médio de uso das redes sociais gira em torno de 53 horas por ano. Incrível, não é mesmo? Mas como esses dados podem ser úteis para a sua empresa?

 

IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS

Segundo a pesquisa realizada pela We Are Social e Hootsuit, as redes sociais mais utilizadas aqui no Brasil são o Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram, e todos eles possuem um ponto em comum: as mídias em formato de vídeos.

 

A pesquisa da Comscore também demonstra que em 2021 as publicações em formato de vídeo apresentaram um aumento de 62% no total de visualizações, somando mais de 51,6 milhões de postagens com esse tipo de mídia.

 

Em maior ou menor grau, as empresas que desejam expandir as suas atividades e investir nas redes sociais devem produzir este tipo de mídia, mesmo que seja em animação.

 

Para isso, é essencial contar com algumas ferramentas, como por exemplo, um bom editor de vídeo e uma ferramenta de áudio para inserir músicas e criar vídeos atrativos.

 

Unir vídeos e músicas tornam o seu conteúdo muito mais atrativo para o público, principalmente pelo poder que a música tem na percepção do cliente, pois ela facilita a criação de um clima muito mais intimista, despertando a curiosidade e sensações únicas em cada pessoa.

 

Por isso, quanto mais rico for o seu conteúdo, maior será a probabilidade das suas mídias viralizarem, e claro, chamar a atenção do seu público-alvo.

 

REDES SOCIAIS MAIS UTILIZADAS NO BRASIL

No Brasil, as redes sociais mais utilizadas no ano de 2021 foram as seguintes:

 

  • Facebook e Facebook Messenger
  • YouTube
  • WhatsApp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Twitter
  • TikTok
  • Snapchat

Fonte da pesquisa

 

Em todas estas plataformas, a premissa principal é a produção de conteúdos atrativos, e em grande parte em formato de fotos e vídeos, trazendo o público para mais perto das empresas.

 

Devido ao número de usuários em cada uma dessas plataformas, é possível alcançar um público-alvo muito maior, desde que todo o processo seja definido de forma estratégica. 

 

DICAS PARA SE DESTACAR NAS REDES SOCIAIS

Sendo assim, existem algumas ações que fazem toda a diferença no momento de lançar a sua empresa nas redes sociais.

 

Primeiro, é importante compreender que não basta apenas criar um perfil nas redes sociais. É necessário entender o que o público deseja e saber qual é o seu público-alvo, para assim criar conteúdos específicos para eles.

 

E claro, criar conteúdos pensados exclusivamente para fortalecer a sua imagem enquanto empresa e claro, atrair o público correto e assim colher os resultados das estratégias de marketing.

 

Ou seja, atuar na internet deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para quem deseja fortalecer a imagem e trabalhar com o público correto.

COMENTÁRIOS