Mariana Costa - Metrópoles
Desde que anunciou a pré-candidatura ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul, em fevereiro deste ano, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) passou a adotar táticas para promover o seu nome nas redes sociais. O objetivo é imprimir uma linguagem descolada e jovial nas plataformas.
Na última semana, por exemplo, o general criou um perfil no TikTok. Em menos de 4 dias, sua conta já havia alcançado 3 mil seguidores. O vídeo de estreia na rede social foi o entusiamado “bom dia” que o general deu em uma solenidade no começo do governo, em 2019, e que acabou viralizando.
No mesmo mês do anúncio da candidatura, ele também criou um novo perfil no Twitter, a fim de separar as publicações do Hamilton Mourão pré-candidato e do Hamilton Mourão vice-presidente.
Assim que deu o pontapé na pré-campanha, o general mudou o teor das publicações e até mesmo a identidade visual. Ele passou a publicar, assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), os encontros com apoiadores, frases de efeito em discursos e posicionamentos sobre temas que estão em iminência.
Reservado e conservador, Mourão começou a compartilhar com seus seguidores e potenciais eleitores momentos mais íntimos, como a paixão por esportes, em especial a equitação, e pelo chimarrão – bebida típica do estado, à base de erva-mate.
A estratégia desenvolvida para impulsionar as redes sociais do general também inclui publicações direcionadas ao nicho eleitoral de Mourão: os eleitores do Rio Grande do Sul. Apesar de ter nascido em Porto Alegre, ele viveu toda a carreira militar – 46 anos – no Rio de Janeiro.
Um exemplo é a criação da tag Tbtchê, que consiste na junção do famoso #tbt – utilizada sempre às quintas-feiras pelos internautas a fim de compartilhar memórias – com o “tchê”, interjeição comumente falada pelos gaúchos natos