MENU
Procon notifica Internacional Travessias e apura funcionamento do ferry após batida na Bahia
Entretenimeto
Publicado em 08/02/2023

Por: Redação iBahia

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), notificou nesta terça-feira (7) a Internacional Travessias Salvador. O motivo é para apurar as circunstâncias da batida entre dois ferries na última segunda-feira (6), no Terminal Bom Despacho.

 

Segundo a notificação, a empresa deve esclarecer as causas do acidente, se os consumidores prejudicados foram atendidos e quais as providências adotadas para evitar novas ocorrências. A Internacional Travessias Salvador deve comprovar se prestou assistência aos passageiros que utilizam o transporte marítimo.

 

De acordo com o órgão, a ação visa verificar também as condições sob as quais o serviço é prestado pela empresa aos usuários.

No dia 29 dezembro de 2022, o Procon-BA autuou a Internacional Travessias Salvador após uma ação fiscalizatória para verificar o atendimento aos usuários e as condições sanitárias das embarcações. A ação constatou irregularidades como longas filas e problemas nas condições sanitárias dos banheiros das embarcações.

 

Ainda segundo o órgão, caso seja identificada uma nova infração, a Internacional Travessias será novamente autuada e responderá a um processo administrativo, podendo ser aplicada uma multa de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Batida entre ferries

Os ferries Maria Bethânia e Pinheiro se chocaram, no início da tarde desta segunda-feira (06), no Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, interior da Bahia. Segundo informações do repórter Victor Silveira, da TV Bahia, que estava a bordo em uma das embarcações, a colisão aconteceu por volta das 12h10.

Houve pânico e desespero por parte dos passageiros. Com o choque, motocicletas caíram ao chão e cargas de veículos de grande porte tombaram. Até o momento, não há registro de feridos.

 

Ainda segundo o repórter, a tripulação das embarcações não emitiram nenhum tipo de comunicação para acalmar as pessoas a bordo. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Vale ainda ressaltar, que após o choque das embarcações, o ferry Pinheiro bateu na estrutura do píer. O iBahia entrou em contato com a Internacional Travessias e, em nota, a empresa informou que “houve um erro de aproximação na manobra do ferry Pinheiro, que encostou na embarcação Maria Bethânia, assustando os usuários. O incidente, sem maiores danos, ocorreu nas proximidades do terminal de Bom Despacho, em Itaparica. Não houve feridos. A ocorrência está sendo apurada para posterior divulgação.”

 

A concessionária informou ainda que “os barcos não sofreram avarias e seguem navegando normalmente, sem nenhuma restrição.”

Comentários