Redação iBahia •
O Bahia concluiu nesta quinta-feira (5) a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o Grupo City. A negociação de 90% do clube, aprovada pelos sócios do Tricolor há cinco meses, foi encerrada com a presença do CEO do grupo, Ferran Soriano.
A cerimônia começou com a palavra do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. "Momento de poucas palavras, mas um dos mais importantes de minha vida. Vivi momentos de tristezas e muitas alegrias, mas jamais de arrependimentos. O que a gente traz hoje é que nos mostra que valeu à pena. A caminhada valeu à pena. Não apenas estamos transferindo ao Grupo City a responsabilidade do projeto. O que estamos dizendo é que nós vamos, junto com o Grupo City, construir esse projeto", disse.
No discurso, Soriano afirmou que o Bahia vai ser o segundo maior clube do grupo, ficando atrás apenas do Manchester City, gigante da Inglaterra.
"É um momento muito importante para o Bahia, mas é também um momento muito importante para nós. Celebramos hoje o primeiro dia de um relacionamento, de uma viagem, uma viagem que tem objetivo de levar o Bahia até o máximo do seu potencial. É muita responsabilidade. Todos os nossos times, com o Bahia são 13, todos têm uma história, todos têm seu valor, mas o Bahia é excepcional. É excepcional pelo tamanho, pelo tamanho da torcida. O Bahia vai ser o segundo clube maior do grupo. E também pela sua função social. A gente entende muito bem que o Bahia faz parte do tecido social de Salvador e da Bahia. Entendemos isso muito bem. Entendemos a responsabilidade que o clube tem, que as pessoas que vão gerenciar o clube nos próximos anos, as pessoas que serão os guardiões da história", discursou.
O processo de transformação do Bahia em SAF já estava em andamento desde o ano passado, quando a venda foi aprovada. Durante esse percurso, além da criação da SAF, foi feita a transferência dos bens para a nova entidade.
Na quarta (3), foi concluída a transferência dos contratos dos atletas. Os jogadores passam a ter veínculo com o Bahia S.AF., com um novo número de CNPJ e um registro diferente nas competições nacionais.
Novo comando
No evento, Soriano também apresentou o novo CEO do Bahia, Raul Aguirre. O novo diretor não discursou, mas foi apresentado pelo CEO do Grupo, que afirmou que o trabalho dele tem como foco prioritário a ligação do Bahia com o City.
"Temos o Raul Aguirre, que a partir de hoje é o nosso CEO. Ele vai cuidar da parte dos negócios, vem com muita experiência na integração e no crescimento de empresas. Sua missão inicial é integrar as operações do Bahia dentro do grupo, para o Bahia aproveitar tudo que o grupo tem a dar, nas áreas comercial , financeira, marketing e tudo mais. Tenho total confiança nessas duas pessoas, Raul e Cadu".
Cadu Santoro é o diretor de futebol e está na função desde o final do ano passado.
Boas vindas
Minutos após a assinatura do contrato, em um evento realizado na Fonte Nova com a presença do CEO do grupo, Ferran Soriano, o Manchester City, principal equipe do conglomerado, deu as boas vindas ao Tricolor.
"Welcome to the family", tuitou o clube inglês.
Além do Manchester, outros clubes integrantes do CGF também deram boas vindas ao Bahia, como o Girona e Montevideo City Torque.