O Vitória venceu o Botafogo-SP por 3 a 0, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e voltou à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, na noite de sexta-feira (5). Os gols da partida foram marcados pelo volante Léo Gomes e os atacantes Welder e Tréllez.
Se a torcida do Vitória esperava manter os 100% de aproveitamento na competição depois dos 90 minutos, teve que esperar mais tempo para comemorar o resultado. A partida contou com duas paralisações por causa de problemas nos refletores do estádio.
O primeiro tempo foi equilibrado e com boas chances de gols para as duas equipes. O Vitória, no entanto, foi superior ao Botafogo-SP.
Com dúvidas na escalação até horas antes da partida, o técnico Léo Condé optou pelo retorno de Giovanni Augusto, que estava fora do time por causa de uma lesão, e promoveu a entrada de Welder entre os titulares do time.
O resultado foi um Vitória solto em campo na primeira etapa. Giovanni Augusto ajudou a dinamizar as jogadas, que na maioria das vezes, começavam com os zagueiros e terminavam com finalizações perigosas.
A primeira chegada foi aos sete minutos, quando o voluntarioso e veterano Osvaldo saiu na cara do gol e finalizou para fora. Ainda antes do cronômetro marcar os 10 minutos de jogo, o Botafogo-SP respondeu com Salatiel, que aproveitou a única bobeira da zaga rubro-negra, mas parou na frieza do goleiro Lucas Arcanjo.
Quem achou que os mandantes se animariam e passariam a ameaçar a meta do Leão se enganou. Com mais posse de bola, o Rubro-Negro teve outras duas boas chances de marcar de cabeça com Welder e, aos 34 minutos, abriu o placar com Léo Gomes, meio de ombro, meio de cabeça após cobrança de falta de Osvaldo.
O cenário fez com que Léo Condé voltasse com o mesmo time para o 2º tempo. A decisão se mostrou certeira, já que o Vitória seguiu perigoso nos primeiros minutos da segunda etapa.
Aos seis minutos, o “pitbull enraivado” Zé Hugo desperdiçou boa chance, na cara do gol. Depois, o Botafogo-SP assumiu a posse de bola, mas não conseguiu forçar boas defesas de Lucas Arcanjo.
Aos 16 minutos, o goleiro errou na reposição de bola, mas contou com a sorte, no desvio na defesa do Tricolor para a bola sobrar para Osvaldo. O resultado foi mais uma assistência na conta do atacante.
Osvaldo ganhou na velocidade e deixou Welder na boa só para empurrar para o fundo do gol e ampliar o placar.
Paralisações e baile de Tréllez
Dois minutos após o segundo gol do Vitória, houve a primeira queda de energia elétrica em parte dos refletores do estádio. Entre os dois problemas, o jogo ficou paralisado por 40 minutos.
As paradas beneficiaram o Botafogo-SP, que atrás do placar, conseguiu levar mais perigo no segundo tempo. Guilherme e Lucas Cardoso quase descontaram para o Tricolor.
Com o Botafogo se atirando ao ataque, o Vitória teve chances de matar a partida com Rafinha, que parou no goleiro Matheus Albino. No final, o colombiano Santiago Tréllez ganhou dos zagueiros e marcou um bonito gol, o terceiro do Leão.
Boa fase
As quatro vitórias do Rubro-negro na Série B passam pela consistência que os comandados de Léo Condé têm mostrado em campo. Com os três gols marcados contra o Botafogo-SP, o Rubro-Negro foi a 11 bolas na rede e se isolou como o dono do melhor ataque da competição.
O time, que já tinha a melhor defesa, segue sem sofrer gols, empatado com o Sport, mas com três jogos a mais que o time pernambucano. Mesmo como visitante, o Vitória terminou a partida com mais finalizações que o Botafogo-SP. Foram 20 tentativas, com dez delas na direção do gol.
O Vitória também teve 49% de posse de bola, 81% de precisão nos passes e 14 desarmes. Os números são do Scouts Globo. O atacante Osvaldo mais uma vez foi decisivo para o time. O camisa 11 deu assistências para Léo Gomes e Welder e participou das principais jogadas do Vitória no duelo.
Só na Série B, ele já marcou um gol e deu quatro assistências, em quatro partidas. O atacante já tinha balançado as redes outras duas vezes na Copa do Nordeste, uma delas no empate contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. O Vitória foi a 12 pontos na Série B e agora enfrenta o Ceará, na próxima quarta-feira (10), em partida atrasada da 4ª rodada, no Presidente Vargas, às 19h.
O confronto foi adiado por causa da final da Copa do Nordeste entre Ceará e Sport, que aconteceu na última quarta (4). O próximo adversário do Vitória foi campeão nos pênaltis.