Redação iBahia •
Wendy Rush, esposa do piloto Stockton Rush - a bordo do submersível OceanGate desaparecido no domingo (18), é descendente de dois passageiros da 1ª clase do Titanic. A informação foi divulgada pelo The New York Times.
Segundo o jornal, Wendy é tataraneta do magnata Isidor Straus e sua mulher, Ida. O casal era um dos mais ricos a bordo do Titanic, que afundou no Atlântico em 1912. O empresário, nascido em 1845, era coproprietário da loja de departamentos norte americana Macy's.
Ainda de acordo com o New York Times, sobreviventes do desastre revelaram ter visto Isidor Straus recusar um assento em um bote salva-vidas. Ida Straus, teria declarado que não deixaria o marido, e os dois foram vistos de braços dados no convés do Titanic enquanto o navio afundava.
O casamento de Wendy com Stockton Rush em 1986. Sua página no LinkedIn diz que ela participou de três expedições OceanGate aos destroços do Titanic nos últimos dois anos, e que ela atua como diretora de comunicações da empresa.
Homenagem no Titanic
Uma versão fictícia da história dos Strauses foi imortalizada no filme do diretor James Cameron, de 1997, que conta a história do naufrágio. O filme, estrelado por Di Caprio e Kate Winslet, faz uma homenagem ao final mostrando um casal mais velho se abraçando na cama enquanto as águas sobem ao redor de sua cama.
Na vida real, o corpo de Isidor Straus foi encontrado no mar cerca de duas semanas após o naufrágio do Titanic. Mas os restos mortais de Ida Straus nunca foram encontrados.
Submarino ou Submersível?
Apesar de muitas pessoas chamarem o veículo desaparecido no mar de submarino, ele se trata de um submersível.
Os submersíveis geralmente são usados para turismo, pesquisas, inspeção ou consertos no fundo do mar. Já os submarinos são utilizados principalmente para fins militares e expedições oficiais.