O Vitória venceu o clássico nordestino contra o Sport por 2 a 1, em plena Ilha do Retiro, na quarta-feira (19), pela 18ª rodada da Série B, e assumiu a liderança da competição. O Leão da Barra ainda tirou a invencibilidade dos pernambucanos dentro de casa no Brasileiro. O Rubro-negro abriu o placar com gol bizarro de Rafael Thyere, contra, e ampliou a vantagem com Zé Hugo, logo em seu primeiro toque na bola, no segundo tempo. Camutanga, também contra, diminuiu para o Sport.
O vitória fora de casa fez o Vitória chegar aos 34 pontos - e subir três posições na tabela. Beneficiado pela derrota do Vila Nova para o Ceará, reassumiu a ponta da Série B. O Sport, antes em terceiro, deixou o G4 e estacionou em quinto lugar, com 32 pontos.
Sport e Vitoria fizeram primeiro tempo equilibrado, com chances de gols para ambos os lados. O Leão da Ilha assustou logo no início, em chute de Labandeira e defesa de Lucas Arcanjo; depois, o da Barra, com Mateus Gonçalves, arriscou chute de fora da área e Renan segurou firme. Dentro de casa, o Sport passou a se soltar mais. Em uma saída de bola, Lucas Arcanjo rebateu nos pés de Ewerthon, que finalizou bem. O Vitória foi salvo por Camutanga, que tirou a bola quase em cima da linha.
O jogo continuou franco e o Vitória respondeu com perigo. O zagueiro Yan Souto apareceu sozinho dentro da área, finalizou e Juba se atirou para evitar o gol.
Apesar do susto, o Sport seguia em cima, quase marcou com Ronaldo Henrique após lindo passe de Juba. No final da primeira etapa, Mateus Gonçalves escapou em velocidade pela esquerda, tocou rasteiro para a área e o zagueiro Rafael Thyere mandou contra a própria meta, estufando as redes rubro-negras. Minutos depois, o atacante do Leão da Barra ainda teve nova chance, mas o goleiro Renan salvou.
Atrás no placar, o Sport voltou para o segundo tempo mais ofensivo e empatou a partida logo nos minutos iniciais. Depois de Labandeira ter grande oportunidade dentro da área e Lucas Arcanjo segurar, Camutanga balançou as redes, ao afastar bola da área, para dentro do gol de Lucas Arcanjo.
Com o jogo empatado, todos esperavam um Sport mais dominante no confronto. No entanto, o Vitória voltou a ficar na frente logo em seguida. O técnico Léo Condé tirou o atacante Mateus Gonçalves do jogo, um dos melhores em campo, para colocar Zé Hugo. O camisa 17, no primeiro toque na bola, marcou um golaço.
Rafael Thyere salvou escanteio fechado no primeiro pau e a bola sobrou para o atacante dominar, driblar Labandeira e mandar para o fundo das redes de Renan.
Muita comemoração na arquibancada do placar da Ilha. A emoção também tinha um motivo: a mãe de Zé Hugo, que se chama Vitória, viajou de João Pessoa, na Paraíba, para Recife e viu o filho pela primeira vez em campo.
Novamente em desvantagem, o Sport fez mudanças e piorou. Não chegou mais ao gol de Lucas Arcanjo, enquanto o Vitória teve chances de matar o jogo. Matheusinho, após jogada pela linha de fundo, chutou e quase marcou. Renan espalmou. E o placar ficou no 2 a 1 para o Vitória.
Na segunda-feira (24), o Vitória volta ao Barradão e encara a Chapecoense, às 19h, em partida que fecha o 1º turno da Série B para os dois times.