Redação iBahia •
A Bahia teve 100% dos municípios que são atendidos pela Neoenergia Coelba, afetados pela queda de energia desta terça-feira (15), que atingiu ainda outros estados do Nordeste, Norte e Sudeste. As informações são da TV Bahia.
Dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba cobre 415 cidades. A empresa do Grupo Neoenergia distribui energia elétrica a mais de 6 milhões de unidades consumidoras, atendendo a 15,3 milhões de pessoas.
A queda de energia na região afetou serviços essenciais como transporte, por exemplo, que a CCR Metrô Bahia informou por meio de nota que todas as 21 estações estão fechadas até que seja restabelecida a situação da energia.
A Secretaria de Saúde da Bahia informou que os hospitais da rede estadual dispõem de gerador e as unidades estão realizando serviços essenciais. Os serviços municipais também sofreram alteração. O atendimento ao público nos órgãos e autarquias foram suspensos provisoriamente e o serviço 156, da Prefeitura da capital baiana, está fora do ar até que a energia seja reestabelecida.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, além de alguns estados do Sudeste.
O MNE informa ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.