Pela primeira vez, baianos poderão ter acesso a exame de sangue pioneiro capaz de diagnosticar a doença de Alzheimer. Tecnologia chega à Bahia através do Grupo Fleury, iniciativa privada que disponibilizará o teste produzido pela marca Diagnoson a+, em parceria com a C2N Diagnostics.
Chamado de PrecivityAD2, este teste começou a ser realizado no Brasil na terça-feira (19). Simples e menos invasivo que outras formas de diagnosticar a doença, o exame identifica a presença ou ausência de placas amilóides cerebrais, características patológicas da doença de Alzheimer que ficam presentes no sangue do paciente.
Além disso, o método é preciso e pode ajudar a descartar a possibilidade da doença de Alzheimer que muitas vezes se confunde com outras causas de comprometimento cognitivo, como depressão, apneia do sono, demência vascular e problemas metabólicos, mas são tratáveis.
Até o momento, o PrecivityAD2 só está disponível em clínicas particulares e, conforme informações do Metrópoles, não estão inclusos em convênios de planos de saúde. Na Bahia, as amostras de sangue serão preparadas na Central Técnica do Grupo Fleury e então encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos.
O exame só pode ser realizado mediante pedido médico e o resultado é liberado em cerca de 20 dias. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença de Alzheimer.
Diante dessa realidade, os avanços médicos para o diagnóstico precoce ajudam na realização de intervenções clínicas, que podem retardar a progressão da doença.