Um momumento gigante em homenagem à Santa Dulce dos Pobres foi inaugurado em Salvador nesta sexta-feira (13). A estátua pode ser vista no Largo de Roma. A cerimônia de inauguração da nova construção foi promovida pela Secretaria de Turismo (Setur-BA).
A obra tem cinco metros de altura é feita em bronze, e assinada pelo artista plástico Félix Sampaio. No monumento a santa é retratada em ação, acolhendo uma criança e olhando para o futuro.
"Esta homenagem à Santa Dulce é um marco da fé e da solidariedade que essa mulher extraordinária representou para o povo baiano e brasileiro. Celebrar a canonização de Irmã Dulce no local onde ela dedicou sua vida aos necessitados é um ato de profunda reverência. Seu legado de amor ao próximo e serviço desinteressado será uma inspiração constante para todos nós”, disse o vice-governador Geraldo Junior, presente na cerimônia.
A baiana foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019. A cerimônia religiosa aconteceu em Roma. Irmã Dulce nasceu em 1914 em Salvador e morreu em 1992 na mesma cidade, tendo dedicado sua vida a ajudar os pobres e miseráveis, principalmente nas áreas de saúde e educação de crianças e jovens.