Os três pontos conquistados diante do Sampaio Corrêa na última sexta-feira (20) colocaram o Vitória muito próximo do título da Série B. Após o fim da 33ª rodada, o Leão, que tem 64 pontos e lidera a competição, chegou a 87,6% de chances de levantar a taça. Os dados são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É, de forma disparada, a maior porcentagem registrada por um clube até então. Todos os outros integrantes do G-4 têm menos de 10%: Atlético-GO (6,7%), Sport (4,1%) e Juventude (1,1%).
O acesso do Rubro-Negro baiano está praticamente garantido. Com cinco rodadas por disputar, a equipe treinada por Léo Condé alcançou 99,92% de probabilidade de subir para a Primeira Divisão.
A confirmação matemática pode acontecer no próximo domingo (29), quando o Vitória enfrenta o Juventude, às 19h, no Barradão. Para isso, o Leão precisa vencer o Jaconero e torcer por uma combinação de resultados. Confira:
Arte: Caio Issa / Bahia Notícias
Em 33 jogos disputados, o Rubro-Negro acumula 20 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Tem o terceiro melhor ataque da competição, com 45 gols marcados, e a segunda melhor defesa, com 26 sofridos.
Na reta final, além do Juventude, o Vitória enfrentará o Vila Nova (em casa), o Novorizontino (fora), o Sport (em casa) e a Chapecoense (fora).
Neste momento, a pontuação que garante o título com 100% de certeza é 75. Caso repita o aproveitamento que tem na Série B (64,65%), o Leão chegará a 73, que garante 99,6% de probabilidade de levantar a taça.