Na reta final do Campeonato Brasileiro, cada time tem a sua aspiração possível: ser o verdadeiro campeão deste ano, classificar-se para a Copa Libertadores da América ou para a Copa Sul-Americana, contentar-se com a zona morta que não leva para lugar nenhum, ou fugir do temido rebaixamento.
Certo mesmo é que antes do início da 34ª rodada, encerrada no final de semana que passou, ainda há jogos atrasados de algumas equipes e que podem mudar o cenário e somente uma tem o seu destino decretado: o América-MG está de volta à Série B.
Antes dos jogos que abriram esta rodada no sábado, o Campeonato Brasileiro tinha praticamente um empate triplo na liderança, com o cambaleante e instável Botafogo ainda na frente; Grêmio e Palmeiras empatados em pontos com o líder, mas em posições diferentes pelos critérios do regulamento; Bragantino e Flamengo muito colados, ambos com um jogo a menos; e Atlético-MG podendo surpreender porque ainda tem chances matemáticas.
Cada rodada muda tudo e até mesmo as expectativas, pois há times com mais e menos jogos, confrontos diretos e o “elemento torcida” a favor (ou contra) quando se joga em casa. Só teremos mesmo um panorama mais claro após a Data Fifa, quando todos os clubes terão disputado o mesmo número de partidas.
Confira os caminhos dos candidatos ao título:
Botafogo pega Fortaleza, Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional
Grêmio enfrenta Atlético-MG, Goiás, Vasco e Fluminense
Palmeiras ainda joga com Fortaleza, América, Fluminense e Cruzeiro
Bragantino duela com Flamengo, Internacional, Fortaleza, Coritiba e Vasco
Flamengo encara Bragantino, América, Atlético-MG, Cuiabá e São Paulo
Atlético-MG pega Grêmio, Flamengo, São Paulo e Bahia
Luta contra o rebaixamento:
Na outra ponta da tabela, haverá muita disputa para não ficar nas últimas posições e entrar nas três vagas restantes para a Série B e fazer companhia ao já rebaixado América-MG.
Entre os maiores ameaçados, ainda antes da 34ª rodada disputada no final de semana que passou, estavam Coritiba, Goiás, Cruzeiro, Vasco, Bahia, Corinthians e Santos. Os duelos dos mais ameaçados para se livrar do Z4:
Santos enfrenta Botafogo, Fluminense, Athletico e Fortaleza
Corinthians pega Bahia, Vasco, Internacional e Coritiba
Bahia joga com Corinthians, São Paulo, América-MG e Atlético-MG
Vasco encara Cruzeiro, Athletico, Corinthians, Grêmio e Bragantino
Cruzeiro enfrenta Fortaleza, Vasco, Goiás, Athletico, Botafogo e Palmeiras
Goiás pega Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza e América-MG
Coritiba ainda enfrenta Fluminense, Botafogo, Bragantino e Corinthians