MENU
MP-BA recomenda que torcida única seja mantida em jogos do BAVI
19/12/2023 17:01 em Esportes

Nathália Amorim •Ibahia

Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou nesta segunda-feira (18), que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) mantenham a torcida únicas nos jogos entre Bahia e Vitória em 2024.


				
					MP-BA recomenda que torcida única seja mantida em jogos do BAVI
Jogadores do Bahia e do Vitória durante um BaVi.. Foto: Felipe Oliveira / E.C Bahia

Segundo o órgão, a recomendação foi emitida pela promotora de Justiça do Consumidor Thelma Leal. A manutenção da medida foi defendida também por representantes da FBF, além dos dois clubes e da Polícia Militar durante uma reunião em novembro.

Ainda de acordo com o documento, a torcida única é uma das medidas de segurança adotadas no país para reduzir conflitos entre torcedores e no entorno dos estádios durante a realização de grandes clássicos.

Em 2023, conforme o MP-BA, houve significativo número de relatos e registros de violência durante as partidas, incluindo vandalismo com prisão de torcedores e apreensão de pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros instrumentos utilizados como armas para atos violentos.

Punição

Em 2017, depois de recomendação do MP-BA, a CBF decidiu que as partidas entre Bahia e Vitória seriam disputadas com torcida única após uma confusão no clássico do dia 9 de abril.

A briga aconteceu depois do jogo, do lado de fora da Arena Fonte Nova. Um torcedor do Bahia foi morto e outro baleado. Em 2018, após seis jogos, o clássico voltou a ter a presença de ambas as torcidas.

No entanto, no primeiro confronto após a volta, uma confusão generalizada no campo resultado na expulsão de sete jogadores, sendo cinco do Vitória. Como o Rubro-Negro tinha apenas seis atletas no jogo, o que não é permitido, o rubro-negro perdeu por W.O.

Depois desse episódio, 13 partidas foram disputadas. Deste número, 11 foram com torcida única e dois sem torcedores por causa da pandemia de Covid-19.

 

COMENTÁRIOS