MENU
Saiba como funciona o sorteio de vagas dos colégios da PM na Bahia
08/01/2024 07:59 em Cotidiano

Mari Leal •Ibahia

Finaliza nesta segunda-feira (8) o prazo para inscrições para o sorteio de vagas para a creches e colégios da Polícia Militar na Bahia. No total, a Creche da PM, que admite crianças do grupo 2 ao grupo 5, oferece 95 vagas. Já os 16 CPMs localizados em Salvador e interior do estado oferecem 2.709 para Ensino Fundamental e 617 para Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até as 17h desta segunda.

A decisão de quem ocupa as vagas ocorre por sorteio eletrônico. Neste ano, o processo acontecerá no dia 12 de janeiro, ás 10h, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado no Vale das Muriçocas, s/n.°, bairro São Marcos.

O sorteio pode ser acompanhado online na página oficial da Polícia Militar (aqui).

Para garantir a veracidade e qualidade do processo, uma comissão é nomeada por ato do comandante-geral da Polícia Militar. Também acompanham o sorteio para as vagas dos colégios representantes da Secretaria Estadual da Educação (SEC). Já o sorteio das vagas da creche Nossa Senhora das Graças, conta com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED).

Também são convidados a participar do processo representantes de diversos órgãos, como:

Tribunal de Justiça da Bahia (TJ);

Ministério Público Estadual (MP);

Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE);

Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGM);

Ordem dos Advogados da Bahia (OAB/ Bahia);

Associação Baiana de Imprensa (ABI);

Associações de classes dos policiais militares e bombeiros militares do Estado da Bahia.

Pais e/ou responsáveis legais de candidatos inscritos também podem acompanhar o sorteio no local.

Após a finalização do processo, a lista de convocados ficará disponível no site da PM, assim como a lista de suplentes.

Para efetivação da matrícula, no caso da creche, os pais ou responsáveis legais pelo candidato contemplado deverão dirigir-se ao CMEI Nossa Senhora das Graças, entre os dias 15 a 18 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já os pais ou responsáveis legais pelo candidato contemplado, no caso dos CPMs, deverão dirigir-se à unidade CPM escolhida no ato da inscrição, na mesmas datas e horário.

Como as vagas serão distribuídas

As vagas do CMEI Nossa Senhora das Graças estarão disponíveis numa proporção de 70% para os militares estaduais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), bem como servidores públicos civis da PMBA e do CBMBA; e 30% para filhos de não-servidores.

Para os CPMs de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, 50% das vagas serão destinados aos filhos de servidores e 50% para filhos de não-servidores. Já para os CPMs localizados em Salvador (Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras), 70% das vagas serão destinadas aos filhos de servidores e 30% para filhos de outros cidadãos.

As inscrições são realizadas pela internet através do site institucional da PMBA http://www.pm.ba.gov.br/creche2024 para a creche e, para os Colégios, através do site www.pm.ba.gov.br/cpm2024 e do site da Secretaria de Educação (SEC): www.educacao.ba.gov.br.

COMENTÁRIOS