Por: Ana Beatriz de Castro Lima
No mês de conscientização ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, é fundamental falarmos sobre o leite materno que é um alimento completo e possui todos os nutrientes nos quais o bebê precisa para o seu crescimento e desenvolvimento, suprindo todas as necessidades e também protegendo os pequenos contra doenças, criando uma conexão ainda maior da mãe com o filho. A recomendação feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade.
Existem mulheres que amamentam e produzem um grande volume de leite, podendo procurar um banco de leite humano mais próximo para realizar uma coleta e doação, ajudando assim na nutrição de outras crianças como por exemplo as prematuras, sem o peso ideal ou as que a progenitora não consegue lactar sozinha.
No Brasil, praticamente 100% das mulheres iniciam a amamentação e cerca de dois terços destas param no meio do percurso por motivos diversos. Na Bahia contamos com nove bancos de leite, sendo imprescindível o material correto de coleta para o líquido. Os frascos devem ser de vidro, apenas com tampa plástica. No sul do estado, está localizado em Itabuna no Hospital Manoel Novaes.