A torcida do Vitória terá boas lembranças na volta do Rubro-Negro Baiano ao Estádio Beira-Rio, neste domingo (29), às 18h30, em duelo contra o Internacional, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última ida do Leão à casa do time gaúcho, em 2021, o Rubro-Negro eliminou o Colorado e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Após perder por 1 a 0 na partida de ida, no Barradão, com gol de Thiago Galhardo, o Vitória conquistou uma classificação heroica ao vencer o Inter por 3 a 1 no jogo de volta. Na ocasião, Samuel abriu o placar para o time baiano e Johny empatou para o time gaúcho. Depois, Eduardo e Guilherme Santos fizeram os gols da classificação rubro-negra.
Treinado por Ramon Menezes, o Vitória atuou com Lucas Arcanjo; Raul Prata, Marcelos Alves, Wallace, Mateus Moraes (Fernando Neto) e Roberto; Pablo Siles (Dinei), Gabriel Bispo e Soares (Guilherme Santos); Ygor Catatau (David Da Hora) e Samuel (Eduardo).
Já o Inter, do técnico Martín Anselmi, jogou com Daniel; Renzo Saraiva, Víctor Cuesta, Pedro Henrique e Moisés; Edenilson, Johnny (Boschilia) e Patrick; Taison (Maurício), Thiago Galhardo (Lucas Ribeiro) e Yuri Alberto (Caio Vidal).
Na sequência daquela Copa do Brasil, o Vitória foi eliminado pelo Grêmio, nas oitavas de final, com um placar agregado de 4 a 0 para o Tricolor Gaúcho. O ano de 2021 terminou mal para o Leão, que amargou o rebaixamento para a Série C do Brasileirão.
Vitória e Internacional voltaram a se enfrentar apenas em junho deste ano, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o Leão levou a melhor por 2 a 1, com gols de Willian Oliveira e Wagner Leonardo, aos 56 minutos do 2° tempo. Vale lembrar que esta foi a primeira vitória rubro-negra na competição.
No histórico geral do confronto, segundo dados do site oGol, Vitória e Inter já se encontraram 42 vezes, com 15 vitórias rubro-negras, 11 empates e 16 vitórias coloradas. Em jogos com o mando de campo gaúcho, são três vitórias do Leão, sete empates e 10 vitórias do Internacional.
Após 27 rodadas da Série A, o time do técnico Thiago Carpini vem embalado com duas vitórias seguidas e está na 16ª colocação, com 28 pontos, mesma pontuação do Corinthians, primeiro dentro da zona de rebaixamento. Já o Internacional está em 8º lugar, com 41 pontos e dois jogos a menos.