Por: Ana Beatriz de Castro Lima
O rádio é um veículo de comunicação de massa, democrático que desempenha papel fundamental para a população fornecendo informação, entretenimento, cultura e também um grande criador de senso crítico estando presente no dia a dia dos brasileiros.
1- Hoje, 25 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Rádio e da radiodifusão uma data escolhida para homenagear o “pai do rádio brasileiro” o grande Edgard Roquette-Pinto.
2- A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto com o intuito de propagar conhecimentos educacionais e ciência para a sociedade.
3- A primeira transmissão radiofônica foi feita em 7 de setembro de 1922, quando foi instalado uma antena no Corcovado (atualmente onde se localiza o Cristo Redentor), em razão da celebração do centenário da independência do país com o discurso do atual presidente Epitácio Pessoa.
4- O rádio foi o principal meio de comunicação de massa da Era de Ouro entre os anos 1940 e 1950.
5- Mesmo com o surgimento de novas mídias e os avanços tecnológicos, o rádio continua sendo muito importante para o desenvolvimento das regiões e a propagação cultural.
Portanto, celebremos este amado meio de comunicação, que resiste e se ressignifica até os dias de hoje, sempre levando alegria e informação a todos os seus ouvintes.