Por: Ana Beatriz de Castro Lima
Outubro é frisado como um mês para o movimento de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero com o objetivo de disseminar o máximo de informações e propor a reflexão sobre a doença. Porém, o cuidado e os exames devem ser feitos durante todo o ano.
O diagnóstico precoce é de muita importância para ajudar nas chances de cura, complicações da doença e até mesmo melhorar a qualidade de vida. Estima-se que em 2024, o Brasil deve ter 73.610 novos casos de câncer de mama e 17 mil novos casos de câncer do colo do útero, sendo o de mama maior causador de mortes em mulheres no país.
Você sabe como se cuidar? A vacina contra o vírus do HPV (Papilomavírus Humano) é uma grande aliada no combate, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Para além dela, a prática de atividades físicas, manter uma boa alimentação, evitar o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e estabelecer visitas regulares ao ginecologista são essenciais. A mamografia é recomendada a realização em mulheres a partir dos 50 anos, enquanto o exame preventivo pode ser feito a partir dos 25 anos.
Conhecer o nosso corpo é fundamental para saber identificar quando existe algo errado no funcionamento dele. Se conheça, mulher! Pratique o autoexame regularmente, se cuide e viva bem.