Por Bahia Noticias
O Conselho de Orientação do Corinthians (CORI) aprovou na noite desta segunda-feira (25) uma recomendação unânime para o impeachment do presidente Augusto Melo, com base em uma suposta gestão temerária. A votação registrou 13 votos favoráveis à medida.
A decisão está ligada à reprovação de documentos e balanços financeiros não auditados, e não ao processo relacionado ao contrato com a VaideBet, que segue em andamento. O próximo passo será o julgamento pelo Conselho Deliberativo na quinta-feira (28), que poderá decidir pela destituição definitiva do presidente.
RAZÕES PARA A RECOMENDAÇÃO
O CORI destacou a ausência de balanços auditados e outros documentos que deveriam ter sido entregues pela diretoria. A análise do balancete do segundo trimestre de 2024 apontou inconsistências e falta de informações. A reprovação das contas reforçou a percepção de irregularidades.
Desde reuniões anteriores, membros do colegiado já haviam cobrado explicações da cúpula alvinegra, mas os problemas persistiram. Essa situação acelerou a perda de capital político de Augusto Melo, que assumiu a presidência em 2024, mas enfrenta forte oposição em menos de um ano de mandato.
PRÓXIMOS PASSOS
Caso o Conselho Deliberativo aprove a recomendação, Augusto Melo será afastado temporariamente até a realização de uma votação final pelos sócios do clube. Antes disso, o pedido deverá ser encaminhado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, à Comissão de Ética do clube.
O Conselho de Orientação do Corinthians reúne ex-presidentes, membros vitalícios e conselheiros eleitos. Veja os principais nomes:
Presidente: Miguel Marque e Silva
Vice-Presidente: Roberto Garcia Parisi
Secretário: Pedro Luis Soares
Membros Natos
• Andrés Navarro Sanchez
• Duilio Monteiro Alves
• Mario Gobbi Filho
• Roberto de Andrade Souza, entre outros
Membros Eleitos (2024-2026)
• Caetano Blandini
• Fabio Soares Souza
• Felipe Legrazie Ezabella, entre outros
APOIO DOS JOGADORES, MEMBROS DA COMISSÃO E DIRETORIA
Na última semana, jogadores do Corinthians se mostraram solidários à situação do presidente Augusto Melo e decidiram se manifestar publicamente.Atletas como Talles Magno, Fagner, Matheuzinho, Igor Coronado e Gustavo Henrique emitiram uma carta aberta nas redes sociais em apoio ao mandatário, demonstrando seu apoio contra um possível impeachment.
Na mensagem, os atletas afirmaram que Melo foi "justo, sincero e profissional ao honrar os compromissos do clube". Posteriormente, membros da gestão técnica e da dirigência também prestaram o amparo, a exemplo do diretor-executivo Fabinho Soldado e do auxiliar-técnico Emiliano Díaz, que juntamente com a comissão técnica liderada por Ramón Díaz, endossaram a manifestação dos jogadores, declarando apoio a Augusto Melo. Veja: