Do Pimenta Blog
O Conjunto Penal de Itabuna iniciou, nesta segunda-feira (2), a emissão da Carteira de Identidade Nacional para os reeducandos da penitenciária. A implantação do serviço é resultado de parceria com o Departamento de Polícia Técnica da Bahia, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello. Para a captação dos dados, a unidade ganhou um sistema de identificação multibiométrico.
O novo equipamento é operado por um colaborador da Socializa, que administra o Conjunto Penal de Itabuna em cogestão com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. O Instituto Pedro Mello treinou o profissional para o desempenho da função, com apoio do tutorial desenvolvido por servidores da Coordenação de Apoio Técnico e da Coordenação de Controle de Identificação, que dão suporte contínuo à equipe da unidade.
Bernardo Cerqueira Dutra, diretor da penitenciária, afirma que a gestão comprometida com a ressocialização é o diferencial para garantir aos internos todos os direitos previstos em lei.
“Pensamos na ressocialização, mas não esquecemos da segurança, uma vez que o posto avançado do Instituto Pedro Mello permite que tenhamos um número bastante reduzido de escoltas externas, já que fazemos todo trabalho de captação de dados biométricos na própria unidade, sem necessidade de deslocamento até o SAC”, acrescentou Dutra.