Por INFORME PUBLICITÁRIO do BN
O trabalho remoto é considerado uma alternativa conveniente aos empregos de escritório: o controle total sobre sua vida e seus processos de trabalho traz mais oportunidades e liberdade. Ao mesmo tempo, freelancers e funcionários remotos assumem a responsabilidade pela produtividade pessoal e pelo gerenciamento de tarefas. Em 2025, você precisará de todos os melhores programas e softwares para isso.
Desde o PDF Guru para edição e conversão de arquivos até ecossistemas de trabalho em grande escala, esta lista abrange os melhores softwares para trabalhadores remotos. Guarde essas ferramentas de trabalho e experimente-as para impulsionar seus processos de trabalho.
Independentemente do cargo que você ocupa, o gerenciamento de arquivos é uma parte essencial de qualquer trabalho remoto. Imagine que você possa concluir todos os processos com seus arquivos PDF no mesmo lugar:
- Converter outros documentos em PDFs. Esse formato de arquivo é a melhor opção para compartilhar, armazenar e combinar diferentes elementos em seu documento.
- Organize PDFs. Divida o papel, mescle vários documentos ou altere a ordem das páginas.
- Crie do zero. Use o editor do PDF Guru para criar novos arquivos e preenchê-los com texto, planilhas, imagens, etc.
Os criadores do Slack afirmam que 80% das empresas da Fortune 100 usam o Slack para colaborar com seus parceiros. Esse é um ecossistema multifuncional que combina todas as tarefas de trabalho em uma só. Ele funciona como um CRM estendido, um planejador de tarefas e uma ferramenta de colaboração:
- Converse com membros da equipe;
- Organizar reuniões de vídeo e áudio;
- Organize equipes dentro do software;
- Use modelos para organizar sua zona de trabalho;
- Compartilhe arquivos dentro do ecossistema;
- Integrar seus CRMs e códigos de aplicativos ao Slack;
- Automatizar tarefas com um novo assistente de IA.
A ferramenta usa o modelo “freemium”, em que uma assinatura gratuita contém todas as funções básicas. Outros planos custam US$ 8 e US$ 15, e o plano empresarial é criado individualmente para uma equipe.
Entre as ferramentas de interação online, o GoTo é adequado para fins profissionais. Esse software para conferências on-line atende a mais de 200 pessoas em uma sala de conferência e oferece criptografia SSL estendida para empresas.
Embora o Zoom e o Google Meet detenham a liderança na esfera das reuniões on-line, o GoTo é uma joia escondida com mais oportunidades: qualidade de áudio aprimorada, proteção contra hacks e vazamentos, até 250 participantes em uma sala, etc.
Uma assinatura personalizável é outro recurso excelente para fins corporativos. Os planos padrão custam de US$ 14 a US$ 19 por mês (o número de membros da equipe é diferente), enquanto o plano Enterprise é desenvolvido para cada empresa separadamente.
O Coggle é uma ferramenta de mapeamento mental para qualquer tipo de tarefa: planejamento, estruturação do pensamento, criação de planos de trabalho, etc. Entre outras ferramentas de produtividade e trabalho a distância, o Coggle não se limita a fins corporativos.
Basicamente, trata-se de um quadro baseado em assinatura com ferramentas de mapeamento e estruturação. Crie esquemas e diagramas ou conecte suas ideias em estruturas. Para usuários que precisam de até 3 diagramas, o programa é gratuito. Os planos de assinatura variam de apenas 5 a 8 dólares.
Além do mapeamento, os usuários podem compartilhar quadros e colaborar em tempo real.
Essa ferramenta funciona como um quadro em branco para diagramas, mapas mentais e outras estruturas. O que a torna especial é a oportunidade de integrar o Draw.io a outras ferramentas de trabalho: GitHub, Google Drive, Notion, Atlassian, OneDrive e outras. Os especialistas em TI também podem integrar a ferramenta no site usando um código gerado automaticamente.
A combinação de um design simples e uma ferramenta ampliada faz do Draw.io uma ferramenta universal. Use-o para tarefas diárias ou implemente recursos profissionais para programação, análise e mapeamento mental corporativo.
O preço é individual e depende dos recursos usados e do número de quadros em seu perfil.
Se você ainda não adicionou o Google ao seu kit de trabalho, está na hora de tentar. O Google oferece um enorme ecossistema com subserviços para todas as tarefas de trabalho:
- Organize reuniões no Google Meet.
- Edite e compartilhe arquivos no Google Documents and Spreadsheets.
- Criar apresentações no Google Sheets.
- Armazenar arquivos no Google Drive.
- Usar contas do Gmail para mensagens corporativas e privadas.
- Planeje tarefas no Google Agenda e compartilhe-as com outros usuários.
O que é especialmente bom é que você não precisa pagar por cada ferramenta individualmente. Considere a assinatura do Google One para receber versões premium de cada aplicativo. E se precisar de mais espaço para seus arquivos, compre uma assinatura do Google Drive com planos personalizáveis.
Conclusão
Implemente as ferramentas em sua rotina de trabalho gradualmente. Teste suas versões gratuitas e decida qual ferramenta de trabalho aumenta sua produtividade. Guarde este artigo para voltar mais tarde e experimentar novas ferramentas ao longo do tempo!