Por Bahia Noticias
A atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar 2025, se desculpou por ter feito ‘blackface’ em um programa brasileiro de 2008. Na produção televisiva, ‘Sexo Oposto’, a artista interpretou uma empregada doméstica negra.
Ao portal norte-americano Deadline, a atriz admitiu ter aparecido de ‘blackface’, que se refere a prática de pintar o rosto para interpretar personagens negros, em uma esquete de comédia e afirmou sentir muito.
“Quase vinte anos atrás, apareci de blackface em uma esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Sinto muito por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão”, explicou.
“Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável”, prosseguiu a atriz.
Na esquete, veiculada pelo Fantástico, Torres interpretou vários personagens diferentes ao falar sobre as diferenças de gênero. A atriz contracenou, na época, com Evandro Mesquita.
O vídeo repercutiu negativamente nas redes sociais entre internautas estrangeiros, que acusaram a atriz de racismo devido ao papel interpretado. O termo 'blackface' é comum nos Estados Unidos, onde se refere ao ato teatral de pintar o rosto para se assemelhar a pessoas negras no intuito de propagar estereótipos ofensivos.