Por Luana Veiga
Internada desde agosto do ano passado no Centro de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Nana Caymmi teve o seu estado de saúde atualizado. Em entrevista ao podcast MPB Bossa, Danilo Caymmi, irmão da cantora, contou que o quadro da irmã ainda inspira preocupação.
“Infelizmente, ela não está nada bem. Está há seis meses na UTI. Ela chegou ao hospital em estado muito grave, quase faleceu. Mas isso é consequência da obesidade. Então, um conselho para as pessoas: cuidado com a obesidade, pois foi o que levou Nana a desenvolver todas essas comorbidades (…) Com o acúmulo de gordura, torna-se muito difícil se recuperar de problemas circulatórios. É um processo complexo, que estamos acompanhando com cuidado. Ela vai se recuperar aos poucos, passo a passo”, contou Danilo.
Filha do cantor baiano Dorival Caymmi, Nana havia dado entrada na emergência do hospital no dia 26 de julho, devido a uma arritmia cardíaca, e ficou internada por 18 dias, inicialmente na Unidade Coronariana. Durante esse período, a cantora passou por um implante de marca-passo e foi transferida para a Unidade Semi-Intensiva, onde continuou seu tratamento.
Após receber alta, Caymmi voltou ao hospital uma semana depois, no dia 21 de julho, após sentir dor no peito. Na ocasião, ela foi submetida a um cateterismo cardíaco, que não revelou obstruções. Em agosto, ela precisou retornar à unidade de saúde para realizar um ajuste relacionado ao procedimento e, desde então, segue sob cuidados médicos para reabilitação fisioterápica e fonoaudiológica.
Recentemente, Nana foi submetida a uma traqueostomia, que visa possibilitar que o paciente consiga respirar sem obstrução, e exames detectaram uma anemia, que foi tratada com sucesso através de transfusão sanguínea.