Do Bahia Noticias
O Carnaval de Salvador entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior Carnaval com trio elétrico do mundo, mas os bastidores para o reconhecimento desse título vão além do saber que foi na capital baiana a cidade onde nasceu o trio elétrico das mãos de Dodô e Osmar.
Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, n Antena 1, o presidente da Empresa Salvador Turismo da Prefeitura de Salvador (Saltur), Isaac Edington, falou sobre os tramites para o reconhecimento da capital como a cidade com o maior Carnaval com trio elétrico do mundo e revelou o motivo do título ter o nome do equipamento que é característico da festa.
"O Guinness tem alguns padrões, a minha intenção era bater o recorde de execuções musicais no Carnaval, a gente contabiliza entre 2600 horas de música, não tem nenhum evento no mundo com essa quantidade de música, mas existe eu formato que tem que ter para contabilizar isso, que essa categoria não tinha como fazer. E aí eles pesquisaram e disseram 'tem um recorde aqui de música em trios elétricos, se vocês conseguirem comprovar isso, vocês tem condições de bater o recorde."
Edington conta que Márcio Sampaio, diretor de eventos da Saltur, que se empolgou com a ideia de levar a capital para o livro dos recordes. "Começamos a trabalhar para comprovar essa evidência, tinha que ter vídeos, gravações, foi uma loucura a gente pegar isso e reunir tudo isso."
Para o reconhecimento do recorde, a Prefeitura de Salvador precisou do auxílio de um dos patrocinadores do Carnaval de 2025, a empresa 99, que entrou com o custo da viagem dos representantes do Guinness, além do custo para reunir todos os dados que comprovassem o recorde.
"Mas para fazer esse tipo de coisa, tem um custo e o poder público tem certa dificuldade em pagar algumas coisas sem processo licitatório, então, nós mostramos a alguns patrocinadores, e a 99 adorou a ideia e procuramos uma forma de fazer isso para eles aproveitarem também a ideia. Conversando com eles, a gente agora vai começar a trabalhar porque a gente tem a chance muito grande de bater um novo recorde que é o de reciclagem."