Por Bahia Noticias
A Fifa está estudando a possibilidade de ampliar para 64 seleções o número de participantes na Copa do Mundo de 2030, edição que marcará o centenário do torneio. A informação foi divulgada pela entidade nesta quinta-feira (6).
A competição terá como sedes Portugal, Espanha e Marrocos, além de partidas inaugurais em Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2026, o número de seleções já será ampliado de 32 para 48 equipes, com o torneio sendo realizado em Estados Unidos, Canadá e México.
"Uma proposta para analisar a possibilidade de uma Copa do Mundo com 64 times para celebrar o centenário da competição, em 2030, foi levantada de forma espontânea durante a reunião do Conselho da Fifa, no final do evento ocorrido em 5 de março", afirmou um porta-voz da entidade à agência Reuters.
"A ideia foi acolhida pela Fifa, que tem o dever de analisar qualquer proposta feita por qualquer um dos países que são membros de seu Conselho", acrescentou.
Segundo o jornal The New York Times, a proposta partiu de Ignácio Alonso, presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). O veículo relatou que a sugestão foi recebida com "espanto e silêncio" pelos demais participantes da reunião, mas despertou o interesse do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
"O Sr. Infantino descreveu a proposta como 'interessante' e afirmou que ela deveria ser analisada a fundo", informou o jornal norte-americano.