Foto : Redes socias
Por Leonardo Almeida Bahia Noticias
A morte repentina da jornalista Wanda Chase comoveu os mais diversos setores da Bahia, promovendo diversas homenagens. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode realizar mais um tributo à Wanda Chase, com um Projeto de Indicação para que a nova ligação viária da Avenida 29 de Março ao bairro de Cajazeiras, em Salvador, seja batizada com o nome da jornalista que faleceu nesta semana.
A proposta, de autoria do deputado Marcelino Galo (PT), foi protocolada nesta sexta-feira (4) na AL-BA, por se tratar de uma indicação, está endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A ligação viária foi entre a avenida e o bairro de Cajazeiras foi entregue pelo governo do estado no final de março, recebendo um investimento de R$ 71,8 milhões e 2,4 km de extensão.

Foto: Thuane Maria / GOVBA
"Fruto de uma família empoderada e potente, que saiu de Barbados, no Caribe, para tocar a vida no Brasil, Wanda se tornou muitas coisas das quais se orgulha. Entre elas, estão: jornalista, apresentadora, militante do movimento negro e referência quando o assunto é cultura baiana. Essa última ela desempenha com maestria. Irreverente, agitada e muito comunicativa, a jornalista é amada pelos artistas da terra e por todos que a conhecem”, escreveu Marcelino Galo.
Nascida no Amazonas, era previsto que em março Wanda Chase fosse homenageada ainda em vida pela AL-BA, com a entrega do Título de Cidadã Baiana. A cerimônia foi adiada por conta de problemas de saúde da jornalista. Em 2002, ela recebeu o Título de Cidadã Soteropolitana concedido pela Câmara Municipal de Salvador.
Mesmo após a aposentadoria, Wanda Chaseseguia trabalhando e "daria de presente" ao público um livro sobre a Axé Music, movimento que teve a proposta para a criação do Dia Nacional da Axé Music, aprovado na Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano.
"Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music", informou a família da jornalista.
A militante morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em Salvador, aos 74 anos. Informações obtidas pelo BN apontam que ela teria morrido após uma cirurgia no Hospital Teresa de Lisieux.