MENU
Empresa de John Textor é alvo de processo no Reino Unido e enfrenta pendências com clubes na Europa
Por Administrador
Publicado em 07/05/2025 14:54
Cotidiano

Foto: Reprodução/BFR

Por Bahia Noticias

O governo do Reino Unido iniciou um processo para retirada do registro comercial da Eagle Football Holdings, empresa controlada por John Textor, dono do Botafogo. A notificação, já protocolada no sistema oficial britânico nesta semana, deve ser entregue nos próximos dez dias.

 

A ação é classificada como "remoção compulsória", geralmente aplicada em casos de descumprimento de obrigações legais. A Eagle Football não apresentou as demonstrações financeiras com prazo até 30 de junho e também deixou de atualizar sua declaração de confirmação — a última é de setembro de 2023. Veja registros divulgados pelo perfil @gregorypcordell, no X (antigo Twitter): 

 


 

Com a notificação oficial, a empresa terá três meses para regularizar a situação. Caso contrário, o registro será cancelado e os ativos da companhia passarão a ser administrados pelo governo britânico.

 

A crise documental não se limita ao Reino Unido. Na França, a Federação Francesa de Futebol (FFF) rejeitou a documentação enviada pelo Lyon — também sob gestão de Textor — para obtenção da licença de competições. O jornal L'Équipe ainda revelou que a federação alertou outros clubes sobre a possibilidade de substituir o Lyon em caso de classificação para torneios europeus. O clube ocupa a sétima colocação na Ligue 1, a uma posição da zona de classificação para a Liga Conferência, com duas rodadas restantes.

 

Em nota ao L'Équipe, o Lyon reconheceu o problema e prometeu agir rapidamente:


"Devido a um desalinhamento interno em termos de processo e integralidade dos documentos que precisavam ser fornecidos, o Lyon confirma que nem todas as informações para a candidatura foram transmitidas à FFF (...). Enviaremos prontamente todos os documentos e informações exigidos e permanecemos à disposição para a resolução completa desta questão."

 

Na Bélgica, o Molenbeek, outro clube do grupo, também enfrentou entraves na inscrição para a próxima temporada, mas conseguiu regularizar a situação e garantiu presença na elite em 2025/2026.

Comentários