MENU
Ao som da sanfona, Salvador recebe pré-estreia do filme "Luiz Gonzaga - Légua Tirana"
Por Administrador
Publicado em 15/08/2025 12:24
Entretenimento

Por Rebeca Menezes por Bahia Noticias

Sina ou destino? Quais caminhos levaram o Rei do Baião a marcar para sempre a música nordestina e brasileira? A pergunta é respondida pelo filme "Luiz Gonzaga - Légua Tirana", que foi recebido com festa durante a pré-estreia em Salvador, na noite desta quinta-feira (14). O evento reuniu convidados na sala Delux do UCI Orient, no Shopping da Bahia, e também contou com um pocket show com o elenco.

Dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, o longa estreia oficialmente no dia 21 de agosto, e retrata a infância e juventude de Gonzagão, um dos principais nomes da música nordestina, na cidade pernambucana de Exu, onde nasceu. O enredo dá ênfase às suas bases familiares e às figuras e mitos que o ajudaram a se tornar o grande artista que foi.

Foto: Clara Pessoa @clarapsoa / Divulgação

 

A produção mergulha nas paisagens, ritmos e sonoridades que influenciaram a formação, trazendo como cenário a Chapada do Araripe, que fica na divisa dos estados de Pernambuco e Ceará. Cenários do sertão são transformados em arte com jogos de câmera que valorizam as paisagens, enquanto a trilha sonora preenche os silêncios estratégicos das personagens. No roteiro, a emoção se mistura ao riso por diversas vezes, em um texto que reforça que Gonzagão nasceu para o mundo - e estava pronto para abraçá-lo.

 

Ao longo do filme, Luiz Gonzaga é retratado por diversos atores: Kayro Oliveira o representa no período da infância, quando teve os primeiros contatos com a sanfona; enquanto Wellington Lugo, ator do povoado Cacimbas, zona rural de Exu, vive no filme os anos da adolescência. Já Chambinho do Acordeon o encarna na fase adulta - esta é, inclusive, a segunda vez que ele dá vida a Gonzaga nas telas de cinema. Por fim, Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, o interpreta durante seu encantamento. O mês de agosto foi escolhido exatamente por ser o mesmo em que o Rei do Baião partiu, em 1989.

 

Ao final da sessão, Chambinho e Kayro - já bem maior, já que a produção começou há 6 anos - brindaram os convidados com as sanfonas nas mãos, ao som de "Légua Tirana" e "Asa Branca". 

Foto: Clara Pessoa @clarapsoa / Divulgação

 

O elenco ainda conta com nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes Batoré (in memoriam), e Mestre Bule Bule.

 

Distribuído pela O2 Play, "Luiz Gonzaga - Légua Tirana" tem patrocínio da Sungrow do Brasil e produção da Mont Serrat Filmes e Cinema no Interior.

Fotos: Clara Pessoa @clarapsoa / Divulgação

Comentários