MENU
CBF quer fim da pré-Libertadores e mais uma vaga direta para clubes brasileiros; entenda
Por Administrador
Publicado em 19/08/2025 09:03
Entretenimento

Foto: Divulgação/Conmebol

Por Bahia Noticias

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abriu conversas com a Conmebol para tentar modificar o formato de participação dos clubes brasileiros na Libertadores. A proposta é que as duas vagas atualmente destinadas à fase preliminar do torneio sejam transformadas em uma sexta vaga direta para a fase de grupos, medida que, segundo a entidade, ajudaria a reduzir o número de jogos no calendário nacional.

 

O tema foi confirmado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, em entrevista ao podcast Toca e Passa, que vai ao ar nesta terça-feira (19). "A gente tem uma conversa com a Conmebol a respeito das nossas datas. A gente tem aí algumas datas Conmebol de pré-Libertadores, é o que nós estamos conversando", revelou o dirigente.

 

Atualmente, o Brasil conta com sete representantes na competição sul-americana: quatro classificados via Campeonato Brasileiro, um pela Copa do Brasil e outros dois que iniciam na fase preliminar. Além disso, nos últimos seis anos, o país garantiu um oitavo clube graças à vaga destinada ao campeão da edição anterior.

 

Um dos pontos que pesam no pedido da CBF é o histórico recente do chaveamento da pré-Libertadores. Nas duas últimas temporadas, os confrontos obrigaram brasileiros a se enfrentarem antes da fase de grupos. Em 2024, o Botafogo eliminou o Bragantino para avançar. Já em 2025, o Corinthians caiu precocemente e acabou impedindo o que seria um duelo nacional contra o Bahia. "Se você parar para analisar, na pré-Libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando", reforçou Xaud.

 

Apesar das tratativas, ainda não há previsão de quando a mudança poderia ser aplicada, caso aprovada. A própria CBF reconhece que o ajuste no calendário não deve ser alcançado de uma temporada para outra.

 

Enquanto isso, a única alteração confirmada até o momento é a redução de datas dos Estaduais para 2026. A competição passará de 16 para 11 datas nos estados que possuem clubes nas Séries A e B do Brasileirão. Nas demais federações, o período de disputa continuará um pouco mais longo.

Comentários