Vacinação, exames, aferições, orientações e atendimentos gratuitos mobilizaram a população
O centro de Ilhéus recebeu nesta quinta-feira (30) o Pit Stop da Saúde, ação promovida pela Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde em alusão à campanha Outubro Rosa. A iniciativa levou diversos serviços gratuitos à população, com grande participação dos ilheenses que circulavam pelo comércio.
A enfermeira Fernanda Franco, da Atenção Básica, destacou a variedade de atendimentos disponíveis.
“Estamos aqui oferecendo vacinação, solicitação de exames laboratoriais, mamografia e preventivo, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além de massagem com alunos de fisioterapia e atendimento nutricional”, explicou.
A ação contou com a parceria da UNIP, que integrou estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. “É uma integração de ensino, serviço e comunidade. Desde o início da montagem da estrutura, já havia pessoas aguardando para participar, o que mostra o quanto essas ações são importantes e bem recebidas”, acrescentou Fernanda.
Para a coordenadora geral da UNIP, Laysa Silva, a participação em ações comunitárias fortalece a formação dos futuros profissionais de saúde e aproxima a instituição da comunidade.
“A UNIP tem uma parceria contínua com a Secretaria de Saúde, levando nossos alunos para prestar serviços à população. Estamos há sete anos em Ilhéus formando profissionais e contribuindo com ações que promovem conscientização, como essa do Outubro Rosa”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, ressaltou a importância da iniciativa no centro da cidade, facilitando o acesso da população aos serviços.
“Essas ações são fundamentais, porque muitas pessoas trabalham o dia inteiro e não conseguem ir às unidades de saúde. Aqui, além dos atendimentos, estamos reforçando a conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. É importante lembrar que os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, e por isso estamos orientando todos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce”, destacou.
A secretária também lembrou que o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura, reforçando a importância do autocuidado e das consultas regulares.
A população aprovou a iniciativa. Maria de Lurdes Alves da Silva, que passava pelo local, contou que descobriu estar com a glicemia alta. “Gostei demais disso aqui hoje, amei mesmo”, disse. Já João Francisco de Almeida, aposentado, elogiou a ação. “Excelente! É importante ter esses serviços disponíveis.” Ana Lúcia Conceição Lima, dona de casa, também participou e destacou: “Orientação é sempre importante, e poder fazer exames e receber atendimento assim facilita muito pra gente.”
O Pit Stop da Saúde encerrou o mês do Outubro Rosa com grande adesão popular, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde com a promoção da saúde e o bem-estar da população.
 
Por ASCOM SESAU