Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Por Baia Noticias
Jogadores de São Paulo e Santos realizaram uma manifestação conjunta contra a arbitragem no último sábado (31). Segundo os atletas, o juiz João Vitor Gobi teria ofendido o lateral Vinícius Lira, do Peixe, durante o clássico realizado no MorumBIS, válido pelo Paulistão 2026.
A indignação dos jogadores teve início ainda na primeira etapa. Nas imagens da transmissão na CazéTV, é possível notar Gobi dirigindo palavras a Vinícius Lira, o que gerou revolta imediata em campo. Os atletas de ambas as equipes impediram a retomada da partida, por meio de uma cobrança de lateral, até que o árbitro prestasse esclarecimentos. Jogadores como Rony, Gabigol, Zé Rafael, Danielzinho, Arboleda e Luciano lideraram a pressão sobre o juiz, cobrando uma justificativa.
Após o confronto, o volante Zé Rafael denunciou a atitude de Gobi em entrevista na zona mista. Segundo o atleta, esta não seria a primeira vez que o árbitro apresenta um comportamento desrespeitoso contra o elenco santista.
"O árbitro, pela segunda partida consecutiva nossa que apita, falta com o respeito com nossos atletas. Ele xingou o nosso lateral Lira, mandou ele para 'aquele lugar'. E depois quer exigir respeito. Quando é a nossa vez, somos punidos. Quero ver o que vai acontecer com ele. Alguém tem que tomar uma posição e analisar a conduta dele dentro de campo", desabafou Zé Rafael à TNT Sports Brasil.
O zagueiro Sabino, do São Paulo, seguiu a mesma linha e endossou a denúncia do volante santista. Ele também acusou João Vitor Gobi de ter proferido insultos contra Vinícius Lira e relembrou um episódio semelhante que teria ocorrido no clássico contra o Corinthians, envolvendo o defensor Alan Franco.
"É inacreditável como alguns árbitros brasileiros forçam a polêmica. Eles pedem respeito, mas não respeitam. Já houve um acontecimento contra o Corinthians, em que ele desrespeitou o Alan, e agora xingou o lateral do Santos. A forma como ele conduziu o episódio é uma falta de respeito total conosco, jogadores, e principalmente com a instituição", afirmou o defensor tricolor.
Além da polêmica extracampo, a partida foi marcada pela expulsão de Gabriel Menino, ainda no primeiro tempo, após receber o segundo cartão amarelo. Ao todo, João Vitor Gobi aplicou seis cartões amarelos durante o clássico.
Em campo, o São Paulo venceu o San-São por 2 a 0, com gols de Gonzalo Tapia e Luciano. O resultado traz alívio ao Tricolor, que atravessava uma fase inconstante no campeonato. Por outro lado, o Santos passa a enfrentar uma crise interna pressionada pelos resultados negativos recentes.