O SBT não vai pagar qualquer centavo ao Flamengo pelo direito de transmissão da final do Campeonato Carioca, marcada para a próxima quarta-feira. Mas, apesar disso, o acordo com a emissora de Silvio Santos renderá um caminhão de dinheiro ao Fla. Tudo porque as partes combinaram de dividir de maneira igual todo o faturamento com anunciantes.
O SBT só revelou ao mercado que transmitirá o jogo no último sábado. De qualquer maneira, já conseguiu vender uma das cinco cotas de publicidade: a Pic Pay se tornou o primeiro patrocinador da final, conforme apuração do Meio & Mensagem.
Mas a boa notícia para o torcedor rubro-negro vem agora: cada uma das cinco cotas de publicidade do plano comercial do SBT está sendo vendida a R$ 7,9 milhões. É importante lembrar que essa é a pedida inicial e naturalmente os acordos devem ser fechados por cifras inferiores.
Mas ainda que fature apenas metade disso com cada uma das cinco cotas, o plano comercial da decisão do Carioca pode render R$ 20 milhões, com o Flamengo tendo direito a R$ 10 milhões. Só a título de comparação, a transmissão da partida contra o Boavista pela FlaTV assegurou apenas R$ 900 mil líquidos ao Rubro-Negro.
Existe enorme otimismo dentro do departamento de marketing do SBT de que todas as cinco cotas serão comercializadas até quarta-feira. A segunda parceira deve ser a Brahma, que já patrocinou as lives da FlaTV e da FluTV no YouTube.
A busca se dá em empresas grandes dos segmentos de alimentação, higiene pessoal e montadoras de carros. A convicção de que o plano comercial sairá do papel também tem a ver com a expectativa de uma audiência na casa dos 35 pontos - a média do SBT entre 21h e 23h às quartas-feiras é bem inferior, variando entre cinco e sete pontos de audiência.