MENU
Doodle do Google homenageia aniversário de Mazzaropi
09/04/2021 10:26 em Cotidiano

O ator, humorista, cantor e cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi é o homenageado do Doodle do Google, nesta sexta-feira (9), data do aniversário do artista, que morreu aos 69 anos, em 1981. 

 

Ilustração é de Arthur Vergan 

 

Nascido em 1912, em São Paulo, ele se tornou uma das maiores figuras da comédia nacional com o marcante personagem Jeca Tatu, criação de Monteiro Lobato. 

 

As  visitas à casa de campo do avô, em Tremembé, na infância, influenciaram na construção da persona, um caipira preguiçoso e simplório que vive em um sítio no interior paulista.

 

Na adolescência, o artista começa a adentrar o mundo do circense, saindo de casa para ingressar em um circo itinerante, onde encarnou pela primeira vez como o matuto Jeca Tatu. 

 

Em 1932, ele estreia sua primeira peça de teatro, “A Herança do Padre João”, e em 1935 convence os pais a seguir em turnê com a companhia, que até 1945 circulou por diversos municípios de São Paulo, mas não conseguia arrecadar dinheiro para melhorias. 

 

Com a morte de sua avó, Mazzaropi usou a herança para incrementar a estrutura da companhia, que pôde estrear na capital. 

 

A estreia no cinema foi em 1952, em “Sai da Frente”, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde produziria mais dois filmes. A partir dali, Mazzaropi gravou filmes por diversas produtoras, e em 1963, lançou um dos seus filmes mais famosos, “Jeca Tatu”.

 

Sua morte, em 1981, ocorreu antes dele concluir o 33º filme, “Maria Tomba Homem”. Vítima de câncer na medula óssea, Mazzaropi ficou internado por cerca de um mês e faleceu aos 69 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

COMENTÁRIOS