Suzana Alves está dedicado a um curso focado no autoconhecimento. A partir dele, a atriz, que ficou muito conhecida pelo papel de Tiazinha, pretende ajudar pessoas a encontrar um caminho e um propósito de vida:
- O curso nasceu na pandemia. As pessoas estão precisando se reinventar, se conhecer. Estamos tendo que lidar com medos e inseguranças. Não querendo minimizar a pandemia, mas eu já enfrento essas incertezas há alguns anos. Sempre fui uma pessoa que questionei as situações. Desde criança tenho esse desejo de mudar, de melhorar, de reconstruir. Mudar o mundo e ajudar as pessoas pessoas a terem essa mesma visão. A gente vai ficando mais velha e vai pensando na questão do autoconhecimento. No meu caso, toda a história da busca da minha identidade, da renúncia que fiz, de desistir da fama para encontrar minha essência. Não é surpresa que um dia fosse acontecer de eu aproveitar isso para ajudar outras pessoas.
A renúncia a qual Suzana se refere foi a desistência do papel de Tiazinha quando tinha pouco mais de 20 anos. Na época, ela estava no auge de seu sucesso e era considerada um símbolo sexual.
SIGA A COLUNA NAS REDES
No Twitter: @PatriciaKogut
No Instagram: @colunapatriciakogut
No Facebook: PatriciaKogutOGlobo
Suzana e o marido são casados há mais de dez anos. Ela afirmna que, quando o conheceu, ainda tinha dificuldades de confiar nos homens:
- Quando eu comecei com ele, ainda tinha essa insegurança. Resisti muito, mas ele venceu depois de três meses tentando. Eu venci também, porque ganhei esse presente. E mais ou menos nessa época comecei a psicanálise. A gente vai vencendo etapas até que uma hora pensa: "Chega, não vou mais perder nada. Se esse é mesmo o homem que Deus reservou para mim, vou lutar com mais afinco".
Durante a pandemia, a atriz deixou o cabelo natural e não se preocupou com os fios brancos. Ela explica que não pretende mais tingir:
- É um fase de aceitação, que aconteceu de forma natural. Claro que vou sempre estar aberta para mudar para algum trabalho, só não quero passar tinta.
Suzana pôde manter o visual para sua próxima personagem, a Salma de "Gênesis".
- Já estou gravando há mais de dois meses. Teve uma pausa aí no meio por causa do agravamento da pandemia. Até então, estava na ponte aérea, mas agora estou no Rio direto - conta ela, que, quando terminar esse trabalho, vai lançar o primeiro livro. - Agora vai sair com certeza, já fechamos o contrato. Eu estava escrevendo um livro sobre gravidez, quase terminando, mas aí resolvi escrever uma biografia, que engloba tudo, a minha gestação, a minha história