MENU
Em protesto, Tom Cruise devolve prêmios do Globo de Ouro
12/05/2021 12:51 em Cotidiano

Como forma de protesto, o ator Tom Cruise devolveu três prêmios do Globo de Ouro, conquistados pelos trabalhos em "Nascido em 4 de julho" (1990), "Jerry Maguire" (1997) e "Magnólia" (2000). A informação foi confirmada à CNN por uma fonte próxima do artista, na segunda-feira (10).

 

A atitude se dá em meio a um escândalo que estourou este ano, envolvendo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, sigla em inglês), responsável pelas indicações e premiações do Globo de Ouro. 

 

Após investigação e entrevistas com integrantes e ex-integrantes da instituição, o Los Angeles Times expôs denúncias de corrupção e de falta de representatividade. Ao jornal, as fontes relataram que membros da HFPA aceitam dinheiro, viagens e brindes em troca de indicações. Um desses casos teria acontecido com a série “Emily in Paris”, que teria sido ajudada a concorrer às principais categorias do Globo de Ouro. Além disso, eles destacaram que entre os 86 votantes, nenhum era negro, evidenciando a falta de representatividade na premiação. 

 

Além de Cruise, outros atores como Mark Rufallo e Scarlett Johansson, e produtores de conteúdo, a exemplo da Netflix e a Amazon, suspenderam apoio ao Globo de Ouro.

 

Em resposta às acusações, o HFPA divulgou um comunicado em seu site, no qual se compromete a fazer mudanças. "Independentemente da próxima data de transmissão do Globo de Ouro, a implementação de mudanças transformacionais o mais rápido - e da forma mais cuidadosa possível - continua sendo a principal prioridade de nossa organização. Convidamos nossos parceiros da indústria para trabalhar conosco no reforma sistêmica que está muito atrasada, tanto em nossa organização quanto no setor como um todo”, diz a instituição.

COMENTÁRIOS