por Alexandre Brochado
Os vídeos curtos publicados no TikTok ou no Instagram, por meio da ferramenta Reels, são uma febre na internet. Navegantes das redes sociais têm passado a consumir esse tipo de conteúdo, que muitas vezes é divulgado como entretenimento e até mesmo como uma forma de ensinar. Já Leandro Bispo, arte educador e multiartista, viu nesse segmento uma forma de levar representatividade negra às pessoas.
Por meio das suas contas nas redes sociais, o artista se transforma em grandes personagens de séries, filmes e desenhos, como Batman e Homem-Aranha, mas adaptando as figuras às suas características, preservando o seu próprio tom de pele e traços.
“Eu comecei a fazer o vídeo para o Reels com pintura manual. Estava entediado na quarentena e comecei a pintar. Fiz uns dois trabalhos de hiperrealismo e sempre gostei de edição, de mesclar as pinturas com música. Só que esses vídeos [das pinturas hiperrealistas] demoravam bastante para finalizar porque esse modelo de pintura demora semanas pra ficar pronto”, contou Leandro. “Eu já tinha visto um vídeo no TikTok de uma pessoa que se transformava em personagens de desenho e eu sempre tive vontade de fazer”, explicou.
No início da produção dos vídeos, Leandro fazia os conteúdos com base nos personagens que gosta, como Vingadores e X-men. Mas agora procura sugestões e diz sempre estar de olho nos comentários dos seguidores. Porém, o artista confessa que para criar o vídeo precisa gostar da ideia, porque o processo envolve também a diversão em fazer.
“Eu gosto muito disso tudo, e está sendo muito divertido me colocar nesse lugar onde junto teatro com música e arte visual. Hoje vou vendo sugestões das pessoas, mas tenho que gostar, porque eu não vou fazer nada só porque pediram muito. Tenho que comprar a ideia, se eu não me divertir fazendo não vai sair legal”, disse.
Leandro Bispo tem conquistado jovens e adultos com os seus vídeos, mas esse não é o único trabalho do artista. Além de ilustrador, profissão em que desenvolve projetos como artes de livros e encomendas, ele é formado em licenciatura em desenho plástico e atua como professor de artes visuais.
“O trabalho que realmente me sustenta é o de professor, e eu amo muito ensinar. Os vídeos são mais uma questão de mostrar um outro trabalho meu, é uma forma que uso para me divertir. Muita gente me conhece a partir dos vídeos, já recebi muitos trabalhos de ilustração de pessoas que me viram pelas redes sociais”.
Segundo o artista, o projeto que desenvolve como criador de conteúdo é algo que faz porque realmente se diverte, algo sem muita pretensão. Mas, no próximo ano, os trabalhos de Leandro podem se encontrar no seu próprio “multiverso”. Para 2022, ele pretende transformar seus conteúdos em uma tese de mestrado.
“É um projeto que, por mais que seja sutil, mexe muito com a representatividade, que é a linha de trabalho de que eu faço bastante, por ser um homem negro que está numa posição de personagem de desenho, jogo, série e filme, que são majoritáriamente brancos”, afirmou. “Ver jovens se vendo por meio do meu projeto, enquanto super heróis, personagens e etc… já é um ganho pra mim, pois é por essa linha didática que eu sempre segui minha carreira enquanto professor”, completou.