MENU
Anvisa aprova primeiro medicamento injetável contra o HIV
11/06/2023 11:22 em Saúde

Redação iBahia •

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável para prevenção contra o HIV no Brasil, o Cabotegravir. Medicamento será mais uma opção de Profilaxia pré-exposição (PrEP), em outras palavras, funcionará como uma prevenção contra eventuais infecções pelo vírus causador da Aids.

A autorização para a fabricação do medicamento foi dada à empresa britânica GSK (GlaxoSmithKline). Decisão está na Resolução nº 1.970, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União no último dia 5 de junho.

A PrEP injetável é considerada uma das mais recentes inovações para a prevenção da doença. A injeção é aplicada via intramuscular, na região dos glúteos, com duas doses iniciais. O intervalo entre as primeiras doses é de quatro meses e, depois disso, a dose é aplicada a cada oito semanas.

Ou seja, ao invés de 365 doses anuais, como é o caso das atuais opções de PrEP, seriam apenas seis. Após ensaios, a eficácia do cabotegravir é 69% maior, quando comparada aos comprimidos orais diários, além de tornar o tratamento mais prático. Mais informações sobre a eficácia, segurança e quem deve recorrer ao método da PReP podem ser acessados do Ministério da Saúde. Vale ressaltar que os remédios utilizados para prevenção atualmente são disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

 
COMENTÁRIOS