O termo pandemia se tornou uma palavra popularmente conhecida depois da Covid-19. Agora com a alta nos casos de dengue, é normal se deparar com as palavras epidemia, endemia e surto. Na Bahia, 64 cidades estão em situação de epidemia, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Mas você sabe o que o termo quer dizer?
A diferença entre os três termos indica o "nível" da situação da doença, no caso a dengue, nas regiões:
Surto: É algo localizado e pode ser bastante restrito. Pode haver um surto de gripe em uma empresa ou de catapora em uma escola, por exemplo.
Epidemia: Ocorre quando há um aumento inesperado no número de casos de uma doença em uma área geográfica específica. No Brasil, febre amarela, varíola e dengue são exemplos de epidemias.
Endemia: Não está relacionada a questões quantitativas. O termo se refere a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada. A meningite e a tuberculose são exemplos de doenças endêmicas no Brasil, uma vez que, anualmente, há X casos da doença no país.
Pandemia: É uma epidemia que se espalhou por todas as regiões do planeta, afetando muitas pessoas, como é o caso da pandemia de Covid-19.
Cidades da BA em epidemia de dengue
Com 16.771 casos prováveis da doença registrados até o domingo (25), um balanço da Sesab aponta um aumento de 99,5% no número de casos, em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o momento, cinco pessoas morreram na Bahia vítimas da dengue. Quatro vítimas morreram na região no sudoeste do estado, nas cidade de Ibiassucê, Piripá e Jacaraci. A quinta vítima morreu no norte do estado, em Irecê.
Confira abaixo as cidades em estado de epidemia da doença: