O SH Vega ancorou no litoral de Itacaré por volta das 6h30min desta sexta-feira (1º). A bordo, 152 passageiros e 120 tripulantes. Às 8h30min, a maior parte dos visitantes chegou em botes às águas tranquilas da Praia da Concha. Estava iniciada a primeira visita de turistas de navio de cruzeiro à cidade do sul da Bahia.
A Prefeitura de Itacaré coordenou uma verdadeira operação de receptivo, afirmou o secretário municipal de Turismo, Marcos Souza. “Envolvemos toda a gestão municipal, Marinha, Corpo de Bombeiros, salva-vidas, Polícia Militar, Polícia Civil, sociedade civil e trade turístico”, disse o gestor ao PIMENTA.
A visita terminou às 12h. Além da Praia da Concha, os turistas visitaram lugares como a Ponta do Xaréu, Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, que completa 301 anos no próximo mês, Rua Antiga, Praça dos Cachorros, Pituba e Passarela da Vila.
O SH Vega, que iniciou a viagem em Salvador, partiu para Abrolhos, no extremo-sul do estado, antes de voltar para a capital baiana. Na próxima terça-feira (5), ele retorna a Itacaré com outros visitantes. A ideia é que o próximo grupo passe mais tempo na cidade e conheça outros lugares, antecipa Marcos ‘Japu’, como é conhecido o secretário de Turismo.
“OPORTUNIDADE”
Para Japu, mesmo sem um porto, Itacaré conseguiu o que muitas cidades turísticas almejam, entrar na rota dos navios de cruzeiro de médio porte e alto luxo, porque o turista desse tipo de viagem, em regra, tem grande poder aquisitivo. “Um público que viaja o mundo todo e escolhe destinos por novas experiências de cultura e gastronomia. Itacaré abraçou essa oportunidade”, emendou.
“A comunidade e o comércio também receberam muito bem. Foi um trabalho construído por várias mãos, sociedade civil, iniciativa privada e poder público. A gente está muito feliz com a satisfação dos turistas. Saíram daqui encantados com a cidade, já falando em voltar a Itacaré com mais tempo, com as famílias, para passar uns dias”, comemorou o secretário.
O SH Vega pertence à companhia Swan Hellenic, que já anunciou presença em Itacaré nas temporadas de 2025 e 2026. Segundo Japu, outros operadores de cruzeiro sondaram a possibilidade de pintar no litoral da cidade. “O que é muito bom. Se uma operação dá certo, os outros navios ligam o alerta. É como um estacionamento que está fechado porque as pessoas nunca estacionaram. Depois que estaciona o primeiro carro, todo mundo quer estacionar”, comparou.
O secretário também ressaltou o empenho do prefeito Antônio de Anízio (PT) no fomento do turismo de Itacaré. “Por determinação do prefeito, a Prefeitura tem levado Itacaré para o Brasil e o mundo, trabalhando em parceria com o trade, trazendo a sociedade para o processo. É um trabalho consistente, que faz diferença. A cidade está com as hospedarias lotadas há semanas”.