FotoPaulo Pinto/Agência Brasil
Por Carlos Matos do BN
A atleta baiana Núbia de Oliveira voltou a se destacar na Corrida Internacional de São Silvestre ao conquistar o terceiro lugar na edição centenária da prova. Com o tempo de 52min42s, a corredora natural de Campo Formoso, no norte da Bahia, alcançou o pódio pelo segundo ano consecutivo.
“Estou muito feliz. Toda honra e toda glória seja dada a Deus. Agradeço demais a todos brasileiros que ficaram na torcida, agradeço demais a minha família, meus pais, meu marido e o meu treinador, professor Ferreirinha”, declarou logo após a prova.
Esta foi a quarta participação de Núbia na tradicional corrida realizada em São Paulo. Aos 23 anos, a atleta, que reside no distrito de Flamengo, no município de Jaguarari, consolida seu nome entre os principais destaques do atletismo.
“Estou aqui representando Jaguarari, Campo Formoso e todos que me acompanham. Foi uma excelente prova, porque o meu objetivo era chegar aqui e ser melhor que no ano passado. Graças a Deus consegui melhorar a minha marca, mas eu tinha um objetivo maior, que era o primeiro lugar, não veio nesse ano, mas eu tenho muita fé em Deus que isso ainda vai acontecer. Tenho certeza que vou voltar aqui e vencer essa prova”, afirmou Núbia.
A vitória na prova feminina ficou com a tanzaniana Sisilia Panga, que completou o percurso em 51min09s. O segundo lugar foi da queniana Cynthia Chemweno, com o tempo de 52min30s, repetindo a mesma colocação obtida na edição de 2024.
Mesmo jovem, Núbia de Oliveira já reúne um currículo expressivo no esporte. A corredora é campeã do Troféu Brasil nos 1.000 metros, campeã sul-americana, vice-campeã pan-americana de cross country e soma 13 títulos brasileiros de atletismo.