O Carnaval do Rio de Janeiro janeiro já tem a campeã do Carnaval 2022: a Acadêmicos do Grande Rio. A escola da Baixada Fluminense levou o enredo Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu para a Marquês de Sapucaí.
O título inédito vem depois de 30 anos, quando a escola estreou no Grupo Especial, em 1991, com um desfile histórico. Neste ano, desmistificando a imagem de Exu, a tricolor de Duque de Caxias terminou a apuração com 269,9 pontos.
Um dos grandes destaques da agremiação foi a comissão de frente, em que o ator Demerson Dalvaro encarnou Exu e venceu o Estandarte de Ouro como destaque do público neste carnaval.
A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo lugar, com um desfile que traz uma mensagem antirracista no enredo "Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor".
A campeã de 2020, a Unidos do Viradouro, terminou em terceiro lugar, seguida por Unidos de Vila Isabel, que celebrou Martinho da Vila na Avenida.