MENU
Brown revela possibilidade de reencontro dos Tribalistas e celebra novo projeto de samba: "Conceito fortalecido"
Música
Publicado em 06/09/2024

Fonte: Holofote - Bahia Notícias - Por Bianca Andrade 

 

Carlinhos Brown

Foto: Leo Aversa
Trio para Carlinhos Brown não se resume a estar em algum desfile nas ruas do Carnaval de Salvador. O Cacique é uma das três partes da tríade, do trinômio, da trindade, do trímero, triângulo, trio, trinca, terno, triplo, tríplice, tripé, da tribo... Dos Tribalistas. E o grupo formado por Arnaldo, Carlinhos e "Zé" podem até não querer ter razão, nem juízo, mas não consegue fugir do desejo do público de ver os três grandes nomes da música brasileira de volta ao palco como banda.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Carlinhos Brown falou sobre a possibilidade de retornar aos palcos com Marisa Monte e Arnaldo Antunes em um projeto dos Tribalistas. O questionamento foi motivado após dois encontros do baiano com os parceiros de composições, com Marisa na Europa e com Antunes em Goiânia.

 

Para o artista, o reencontro é possível e já foi conversado, porém, não há definição de data para os três juntos no palco, apenas que pode acontecer no verão. 

 

 

Foto: Instagram/ Nelson Pacheco

 

"É claro! E eu quero muito que Arnaldo venha com o show dele para a Bahia e que eu possa participar. Nos encontramos em um show (Em Goiânia) e foi um sucesso. E não foi só porque o Tribalistas foi um sucesso, mas é claro que a gente olha um para o outro e fica assim 'Poxa, a figura de Marisa não está do nosso lado', mas em alma e em espírito tá. Porque tem um momento da música que a gente abre voz ouvindo Marisa. Isso é lindo e a gente vai se encontrar sim, é um verão que vai ser único e muito especial."

 

O trio estará junto no Festival Navegante, o cruzeiro de Marisa Monte, que contará ainda com shows de Adriana Calcanhoto, João Gomes, Silva, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Pretinho da Serrinha e Xande de Pilares.

 

 

Mas a expectativa de Brown é para que os parceiros estejam presente em um novo projeto dele, que irá marcar a reinauguração do Candyall Guetho Square. A nova label lançada pelo artista em parceria com o empresário Fábio Almeida, da Join Entretenimento, o 'Samba Guetho Square', tem previsão de lançamento para novembro deste ano e levará para o Candeal o melhor do samba.

 

Ao BN, o Cacique se empolgou ao falar sobre o novo projeto: "Artistas como eu, multiculturais, trafega por muitos estilos e a gente precisava ter uma atenção para ter esse momento do samba agora. A Bahia é um grande parceiro do samba desde que Tia Ciata foi para lá".

 

Segundo Brown, a ideia de investir em um projeto próprio de samba veio ao revisitar as próprias composições. O artista, que já compôs sambas para outros cantores e tem um CD inteiro puxado para o ritmo, o 'Diminuto', de 2010, celebrou o repertório rico para se dedicar ao gênero.

 

 

"Com esse retorno do samba, eu comecei a fazer uma análise e eu me vi tão dentro... Sabe como tudo isso começou? Quando eu gravei um demo para Edson Conceição de 'Não Deixe o Samba Morrer', como percussionista lá com Rangel na WR. Aquilo ali foi um grande momento. Gravei também muito com Batatinha, outro grande momento foi quando gravei o Tropicália 2, com Gil e Caetano. Eu escrevi vários sambas, 'Margarida Perfumada', 'Universo Ao Meu Redor' com Marisa', quando fiz o filme Rio eu fiz muito samba", conta.

 

Foto: Divulgação

 

A visita foi o suficiente para Brown querer tirar o projeto do papel ainda em 2024. "Quando eu fui fazer uma análise, tinha um repertório de samba enorme e se é esse o estilo e se esse conceito está fortalecido, é sinal de que eu preciso também mostrar. Eu poderia levar para o Afropunk, mas esse é o momento da Timbalada e agora eu vou poder levar esse projeto para o Guetho. Onde vai chegar muita gente de todo o Brasil".

 

De acordo com o empresário Fábio Almeida, sócio-diretor da Join Entretenimento, os planos são grandes para o Samba Guetho Square, mas tudo dentro das proporções do Candyall. "A ideia é oferecer ao público uma experiência imersiva no samba, no samba de roda, no samba do Recôncavo, a chula, o samba do Rio, o samba junino... Além dos artistas, queremos trazer também escolas, como a Viradouro. E o modelo é o samba de mesa".

 

Os planos são de ter na grade nomes como Péricles, Jorge Aragão, Thiaguinho, Xande de Pilares, Tiee, no entanto, não há confirmação das primeiras atrações da festa até o momento.

Comentários