Julli Rodrigues •
Há exatos dois anos, no dia 5 de novembro de 2021, a cantora e compositora Marília Mendonça nos deixou precocemente, aos 26 anos, vítima de um acidente de avião. De lá para cá, seus fãs não ficaram desamparados: 23 faixas inéditas foram lançadas postumamente, seja em trabalhos solo ou parcerias.
Os três volumes da série de EPs "Decretos Reais", lançados entre julho de 2022 e março de 2023, trouxeram 15 gravações, incluindo músicas até então inéditas na voz dela, captadas na live "Serenata", de maio de 2021.
Um dos maiores sucessos é "Leão", originalmente gravada pelo rapper Xamã com Marília como convidada. Com o terceiro volume, a artista recebeu uma indicação póstuma ao Grammy Latino 2023.
A voz da Rainha da Sofrência, no entanto, ainda ecoa em parcerias inéditas com convidados como Naiara Azevedo e Ludmilla. Um dos primeiros feats lançados postumamente foi "Amigos con Derechos", participação de Marília em um single da cantora mexicana Dulce María, do RBD. A faixa saiu em 16 de dezembro de 2021, um mês e meio após o acidente.
Outro feat, lançado em 3 de março de 2022, é "50 Por Cento", em parceria com Naiara Azevedo. A faixa, gravada em 2020, só foi lançada após a resolução de um imbróglio entre a artista e a família de Marília, já que Naiara havia regravado o clipe da canção com "um tom de tristeza e sofrimento".
Marília também gravou para o projeto "Numanice", da cantora Ludmilla, a faixa "Insônia", incluída no álbum "Numanice #2 (Ao Vivo)", lançado em agosto de 2022.
A última gravação da cantora antes do acidente foi feita para o DVD "Perfume Novo", de Guilherme e Santiago, registrado em 28 de outubro de 2021. A música "Se Ele Soubesse" saiu apenas em 3 de fevereiro de 2023.
Também em 2023, foi divulgada ao público a esperada gravação de Marília com Zezé di Camargo, na faixa "Você Não é Mais Assim".
Veja a lista de feats póstumos de Marília Mendonça até novembro de 2023: