José Fernando Gomes dos Reis, consagrado na Música Popular Brasileira como Nando Reis, veio ao mundo em 12 de janeiro de 1963, em São Paulo. O artista recebeu forte influência dos pais, que adoram música, e com isso, começou a estudar violão e compor aos 12 anos.
A primeira vez que Nando subiu em um palco para defender uma composição autoral foi em 1978, em um Festival, quando apresentou "Pomar", com outros quatro amigos - que juntos eram Os Camarões. Mas, apesar do nascimento do grupo e da importância dele para Nando, a banda o que fez brilhar ainda mais foi Titãs.
Em 82, os Titãs, composto inicialmente por Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Paulo Miklos - além de Nando -, realizou a primeira apresentação com repertório próprio em São Paulo. O primeiro disco do grupo foi gravado somente em 84 e marcou a estreia do aniversariante desta sexta (12) enquanto cantor.
Ele deu a voz para "Marvin" com Sérgio Britto e "Querem meu Sangue".
Os anos seguintes foram prósperos para o grupo, com as gravaçãos de LPs, premiações, primeira apresentação internacional e muito mais. Em meio aos avanços, uma composição de Nando Reis é gravada fora dos Titãs e a responsável por isso foi Marisa Monte, em 91:
Em paralelo com a banda, em 1995, Nando Reis homenageou a data em que nasceu com o primeiro disco solo da carreira, intitulado "12 de janeiro":
Apesar do sucesso dos Titãs, Nando traçou um caminho diferente a partir de 2002, quando saiu da banda. Daí em diante, Nando Reis se consagrou ainda mais na MPB, com turnês nacionais e internacionais, e inúmeras faixas que são trilha sonora da vida de muitos.
Nando Reis publicou uma foto no Instagram celebrando os 61 anos de vida. Apenas três horas após a publicação, os comentários estavam transbordando amor e boas energias graças aos seguidores. Confira postagem: